Aditamento Fies 2019: Datas, Simplificado, Não-Simplificado

Quem possui seu curso financiado através do Fundo de Financiamento Estudantil, devem ficar cientes dos prazos para realizarem o aditamento Fies 2019. Afinal, quem não realizar este procedimento dentro do prazo estabelecido pelo programa estará sujeito a perder sua bolsa. Por isso, confira neste post todas as informações referentes ao aditamento Fies 2019!

Aditamento Fies 2019

Aditamento Fies 2019

Muitas pessoas ainda não sabe do que se trata o aditamento. Mas, ele nada mais é do que a renovação deste financiamento que poderá ser classificada de duas maneiras distintas segundo as regras de FIES 2019:

  • Aditamento simplificado;
  • Aditamento não simplificado.

O processo de aditamento Fies 2019 tem como principal objetivo realizar a confirmação de que o aluno ainda continua em situação regular junto à instituição de ensino na qual foi solicitado o financiamento. Além disso, é durante este procedimento que o sistema do Fies faz a correção e a alteração dos dados do contrato.


Tipos de aditamento Fies 2019

Todo estudante que tem os seus estudos financiados pelo FIES deve fazer essa renovação obrigatoriamente se quiser continuar usufruindo desse benefício.

Assim como já mencionamos anteriormente, existem dois tipos de aditamento Fies 2019 que é o Simplificado e o não Simplificado. Abaixo, saiba mais detalhadamente como funciona cada um deles:

  • Aditamento simplificado: Se caracteriza por ser aquele que não apresenta alteração nas cláusulas do contrato do financiamento, sendo renovado praticamente nas mesmas condições das existentes no semestre anterior;
  • Aditamento não simplificado: É o tipo no qual mudanças são feitas no contrato do financiamento no momento da renovação, sendo algumas delas as seguintes: troca de fiador, necessidade de aumentar o prazo para realizar o pagamento, alteração da faculdade na qual o estudante se encontra matriculado, entre outras coisas.


Solicitação do aditamento Fies 2019

A solicitação do aditamento Fies 2019 é o primeiro passo a se dar para que os estudantes consigam realizar o procedimento de renovação do contrato. 

Essa solicitação é realizada  pela CPSA ou Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. O estudante deve utilizar o site oficial do SisFIES para fazer esse aditamento depois que for solicitado pela CPSA.

Abaixo, confira algumas informações importantes sobre o aditamento Fies 2019:

  • O estudante terá apenas 20 dias para comparecer na CPSA se todos os dados estiverem corretos para retirar o Documento de Regularidade de Matrícula ou DRM. O presidente da comissão ou o seu vice deve assinar este documento.
  • Se o estudante conferiu as informações e verificou que elas estão incorretas, então, ele deverá entrar em contato com a CPSA para corrigir essas informações e recomeçar o processo de aditamento.


Saiba como fazer o aditamento Fies 2019!

Assim como já mencionamos anteriormente, voltamos a dizer que para dá inicio ao processo de aditamento Fies 2019 é necessário fazer a solicitação pelo  CPSA ou Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento.

Feita a solicitação, o CPSA enviará uma mensagem para seu e-mail. A partir disso é que você deverá seguir as instruções abaixo:

  • Acesse o site oficial do SisFies → Clicando aqui;
  • Nesta página, clique na opção “Aditamento de Contrato” como mostra na imagem abaixo:

  • Faça o login informando todos os dados necessários. Se tudo estiver correto clique em “Sim”;

  • Se necessário, altere alguma informação e após isso clique em “Confirmar aditamento”;
  • Finalize o procedimento. 

Atenção! Para os aditamentos não simplificados, os estudantes terão um prazo de até 10 dias para comparecerem com seus fiadores ou representantes legais para assinarem o aditamento nos agentes financeiros.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Aditamento Fies 2019: Datas, Simplificado, Não-Simplificado