Como Funciona o FIES 2019? Tire Dúvidas

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como funciona o FIES 2019! Foi pensando justamente nessas pessoas que resolvemos fazer um post reunindo todas as informações referentes ao Fundo de Financiamento Estudantil. Abaixo, saiba como funciona o FIES 2019

Como Funciona o FIES 2019

Como funciona o FIES 2019

Como funciona o FIES 2019?

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES 2019, como seu próprio nome já deixa claro é um programa que dá a oportunidade dos estudantes do ensino superior de financiar seu curso onde os mesmos só começam a pagar após o término da graduação.

O FIES foi criado pelo Governo Federal, sendo gerenciado pelo Ministério da Educação!

Como já mencionamos anteriormente, é através desse programa que são disponibilizados financiamentos de cursos superiores em faculdades particulares com avaliação positiva do Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação superior. 

Para realizar a inscrição no FIES, o candidato precisa ter participado do ENEM no ano anterior e não pode apresentar renda familiar bruta mensal maior que cinco salários mínimos por pessoa. 

Com o financiamento aprovado, o estudante deverá pagar uma taxa de R$150,00 à cada novo período! 

Abaixo, você confere mais detalhes sobre como funciona o FIES 2019


Quem pode se inscrever no FIES 2019?

Assim como outros programas do Governo Federal, para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil – FIES o estudante precisa se enquadrar nos critérios impostos pelos programa. 

Abaixo, confira algumas das novas regras FIES:

  • O estudante deverá ter realizado o ENEM 2018;
  • Obtido média acima de 450 de pontuação;
  • Não ter zerado a redação;
  • Possuir renda máxima de até 2 salários nacionais por componente familiar;
  • Ser pré- selecionado pelo processo seletivo realizado pelo MEC.

Modalidades do FIES 2019 

Além dos requisitos mencionados acima, o FIES possui três modalidades de financiamentos às quais estão relacionadas aos critérios de renda e também à taxa de juros que será cobrada. Entenda a seguir: 

  • Modalidade 1: Destinado a estudantes com renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa. Juros zero e voltada para todas as regiões do país!;
  • Modalidade 2: Voltado para alunos com rendimento familiar bruto mensal de até 5 salários mínimos por pessoa. Juros de 3% e voltada para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.;
  • Modalidade 3: Assim como o Fies 2, é destinado a estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até cinco salários mínimos. Juros de até 5% sendo para todas as regiões do país! 


Vagas do FIES 2019 

O número de vagas para o FIES 2019 ainda não foram divulgados. Porém, especula-se o programa chegue a ofertar 100 mil vagas no Fies 1, outras 150 mil vagas no Fies 2 e mais 60 mil vagas no Fies 3, com perspectivas de acrescentar novas 20 mil vagas nessa última modalidade.


Inscrições FIES 2019 

Se você se enquadra nos critérios de avaliação do FIES, estará apto a realizar sua inscrição! 

As inscrições para o FIES são sempre abertas no mês de fevereiro. Para 2019, nenhuma data oficial foi divulgada. Assim que obtivermos essa informação, voltaremos a atualizar este post!Enquanto isso, confira abaixo um simples passo a passo de como realizar este procedimento:

  • Passo 1: Acesse o site endereço ➟ Clicando aqui;
  • Passo 2: Nesta página, clique na opção “Fazer minha inscrição”;
  • Passo 3: Agora, informe o número do seu CPF e data de nascimento;

  • Passo 4: Preencha corretamente os campos em aberto com todos os dados solicitados pela página. 

Com sua inscrição feita, agora basta apenas esperar a data de resultados! 

Viu como funciona o FIES 2019? Se ainda possui alguma dúvida, deixe-a nos comentários que faremos o possível para lhe informar! 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Como Funciona o FIES 2019? Tire Dúvidas