Fundo Garantidor FIES 2019: O que é? Documentação e Regras

Todo tipo de empréstimo gera riscos. E com o FIES não é diferente. Mesmo não sendo um programa que entregue o dinheiro em espécie para o candidato pagar o seu curso, como em empréstimos bancários. Ainda assim, o financiamento exige garantias. E o fundo garantidor FIES 2019 é um deles. Destinado a uma parcela dos estudantes o fundo garantidor FIES 2019 já auxiliou na formação de milhares de brasileiros!

Fundo Garantidor FIES 2019

Fundo Garantidor FIES 2019

Como Funciona o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio dele a mensalidade dos cursos de ensino superior das universidades privadas podem ser pagas a longo prazo. Já que o valor do curso é financiado.

✓ Veja ainda informações atualizadas sobre:

Desde 2018 foram anunciadas algumas mudanças no FIES. Como a criação de 3 modalidades que divide o público e os benefícios.

Na primeira categoria, os juros são zeros e oferecidos para aqueles que possuem renda mensal familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.As outras duas modalidades são destinadas aos estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos por pessoa. Com juros baixos.

✓ Conhece a nova taxa de juros do FIES 2019? Confira aqui!

Podem participar da contratação do FIES os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010. Com média igual ou superior a 450 pontos na prova. E superior a zero na redação.


O que é o Fundo Garantidor FIES 2019?

Quando se faz um empréstimo, na maioria dos casos o contratante precisa apresentar um fiador. Uma pessoa que se responsabilize pelas parcelas de pagamento, se por ventura o usuário não tiver condições de realizar a quitação. Acontece que em alguns casos, inclusive no FIES, fica difícil achar alguém que aceite o papel de fiador.

✓ FIES 2019 sem ENEM é possível? Veja AQUI!

Por isso, foi criado o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC). O fundo garantidor do FIES 2019. Que utiliza recursos do governo federal para amparar, principalmente, os estudantes com vulnerabilidade social. Dispensando a presença de um fiador.

São ofertadas em média 100 mil vagas por meio do fundo garantidor do FIES 2019.


Como Utilizar o Fundo Garantidor FIES 2019?

O fundo garantidor FIES 2019 é dedicado principalmente para os estudantes que estão inclusos na primeira modalidade do Novo FIES. Neste caso, os juros são zero. E o estudante só começa a pagar as prestações quando tiver renda compatível com os valores. As parcelas devem ser de 10% da sua renda mensal.

Outra forma de conseguir o benefício é sendo bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (PROUNI). E financiando a outra metade do curso.

Lembre-se de verificar se a universidade escolhida é compatível com o programa e aceita o fundo garantidor. Pois, uma parte dos riscos do financiamento fica sendo de responsabilidade da instituição.


Adesão Fundo Garantidor FIES 2019

Para finalmente ter a adesão fundo garantidor FIES 2019 o estudante precisa passar por etapas anteriores. Tudo começa com a inscrição ao FIES 2019. Por meio do site do programa. Se for pré-aprovado o candidato deve finalizar a sua inscrição no portal do SisFIES. Inserindo informações sobre renda, escolaridade e etc.

Se selecionado deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Presente nas universidades que aderiram ao programa. No local serão passadas todas as instruções e documentos necessários para que o candidato compareça até o banco credor.

Somente no banco o usuário poderá fazer a adesão fundo garantidor FIES 2019. Apresentando comprovantes que mostrem sua compatibilidade com o benefício. Estas informações podem ser esclarecidas diretamente na universidade. Ou no site no programa caso o candidato seja selecionado.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Fundo Garantidor FIES 2019: O que é? Documentação e Regras