Lista de Aprovados FIES 2019: RESULTADO, Dúvidas

Antes mesmo do FIES liberar suas inscrições, muitas pessoas já ficam ansiosas para a divulgação da lista de aprovados FIES 2019. Saiba tudo sobre a lista de aprovados FIES 2019 aqui neste poste não perca essa grande oportunidade de financiar seus estudos! 

Lista de Aprovados FIES 2019

Lista de aprovados FIES 2019

Como funciona o processo seletivo do FIES?

Antes de tudo, é de suma importância que você estudante esteja ciente de como funciona o processo seletivo deste financiamento. 

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil são abertas duas vezes ao ano. A seleção acontece unicamente pela internet, através do site oficial do Fies. Durante quatro dias os candidatos que se encaixam nos requisitos mínimos podem acessar o sistema, fazer o cadastro e entrar na disputa por um financiamento.

✓ Vai participar do FIES? Confira as informações sobre:

São disponíveis milhares de vagas em todos os estados brasileiros, na maioria das instituições do ensino superior privado. 

A seleção para uma vaga de financiamento do FIES acontece por meio da nota do Enem. Quanto mais alta a pontuação apresentada pelo candidato, maiores as chances de conseguir o benefício.

Dependendo do desempenho das pessoas que disputam vaga no mesmo curso, turno e instituição, a nota de corte para conseguir o benefício pode aumentar ou diminuir bastante ao longo do processo seletivo do FIES.

É preciso estar atento a isso, sempre. Caso a nota de corte aumente a ponto de ficar maior do que a sua pontuação, será preciso procurar outra opção de estudos. Esse movimento pode ser feito até o último minuto da seleção.

Lembrando que, o sistema do FIES vai levar em conta sempre a última opção salva no sistema.


O que é a lista de aprovados FIES 2019?

A tão esperada lista de aprovados FIES 2019, é um documento no qual o candidato irá conferir se seu nome consta como selecionado para a vaga do financiamento. 

É um resultado individualizado: o candidato só consegue saber se ele mesmo foi pré-selecionado ou ficou de fora. Esse resultado é divulgado no próprio site do Fies, na página do candidato.

Ao ser pré-aprovado, o candidato precisará se cadastrar em outro sistema, o SisFIES. Lá ele terá que detalhar informações socioeconômicas, informar renda, preencher questionários, etc.

Depois disso, vai ganhar um prazo relativamente curto para correr até a faculdade onde conseguiu financiamento e apresentar os documentos a uma comissão especial.


O que fazer se o nome não estiver na lista de aprovados FIES?

Para aqueles que não foram aprovados na primeira chamada do FIES, não precisa perder as esperanças, pois ainda há chances de conseguir financiar o seu curso. 

Além da primeira e segunda chamada FIES, os candidatos tem a chance de ser selecionado através da lista de espera ou conhecido como vagas remanescentes FIES 2019

Essa lista de espera ocorre devido a vários casos, como por exemplo:

  • Desistência de algum pré-aprovado;
  • Perda de prazos;
  • Documentação insuficiente;
  • Falta de comprovação;
  • Dentre outros.

Sendo assim, essas vagas são destinadas para a lista de espera. Ou seja para os outros candidatos que se inscreveram no Fundo de Financiamento Estudantil – FIES.

Atenção! É necessário que durante o período de convocação você fique sempre acessando o site do FIES ou MEC, para verificar se seu nome está na lista de convocados pois o programa faz esse processo muito discretamente, seu de responsabilidade do candidato correr atrás dessas informações. 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Lista de Aprovados FIES 2019: RESULTADO, Dúvidas