Lista de Espera FIES 2019: Calendário, Inscrições, Prazos

Está procurando por informações sobre a lista de espera FIES 2019? Então saiba que está no lugar certo, pois aqui reunimos todas as informações sobre! Para saber como funciona a lista de espera FIES 2019, assim como também o calendário, inscrições e muito mais, basta apenas continuar nos acompanhando! 

Lista de Espera FIES 2019

Lista de espera FIES 2019

Saiba mais sobre o FIES!

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, é um programa no qual disponibiliza milhares de vagas para que os estudantes possam financiar seu curso no ensino superior em instituições privadas. 

✓ Veja ainda informações atualizadas sobre:

Este programa é utilizado por milhões de estudantes para concluir o curso de graduação do ensino superior. 

No decorrer do ano os estudantes terão duas oportunidades para contratar o FIES 2019. Normalmente o financiamento fica disponível para cadastrar no primeiro semestre e a outra no segundo. Com a modernização o estudante não precisa sair de casa para poder se inscrever, basta acessar o portal do Ministério da Educação – MEC.

Além das duas oportunidades em cada semestre, os estudantes podem participar da lista de espera FIES 2019! Abaixo, saiba mais sobre. 


Como funciona a lista de espera FIES 2019?

A lista de espera FIES 2019 nada mais é do que as vagas que não foram preenchidas na primeira chamada. Ou seja, aqueles estudantes que foram selecionado para a vaga e por algum motivo não mostraram interesse até o prazo estabelecido, automaticamente perde a chance de ter o seu financiamento pelo FIES e sua vaga vai para a lista de espera, para que outros estudantes possam ter a chance de financiar seus estudos. 

A lista é um recurso utilizado pelo Ministério da Educação para tentar ocupar todas as vagas disponíveis do FIES naquela edição.

É de suma importância que os estudantes fiquem atento ao site do FIES ou do MEC para verificar as informações sobre a lista de espera, pois o MEC divulga os selecionados para as vagas da lista de espera FIES 2019 silenciosamente e não entra em contato com o candidato. 

Caso tenha sido chamado na lista de espera, o participante precisa se agilizar e cumprir outras três etapas para obter o financiamento.


Quem pode participar da lista de espera FIES 2019?

Uma das informações mais procuradas por aqueles que se candidataram às vagas do FIES e não foram selecionados na primeira chamada, é sobre quem pode participar da lista de espera FIES 2019

Uma notícia boa, é que todo e qualquer candidato que tentar financiamento pelo processo seletivo do FIES em 2019 pode ficar na lista de espera, que é automática. Ela vale, inclusive, para aqueles que foram reprovados por não formação de turmas.

Lembre-se de que para participar do FIES é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 pontos nas provas, sem ter zerado na redação.

O programa também tem um critério econômico: pode participar quem tem renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.


Fui selecionado na lista de espera FIES 2019, o que fazer?

Assim que verificar que seu nome se encontra na lista de espera FIES 2019, o candidato precisa agilizar os procedimentos para que sua vaga seja garantida de forma rápida, pois o MEC dá um prazo curto para concluir as demais etapas de inscrição no financiamento.

Abaixo, veja quais são essas etapas:

• Passo 1 – Cadastro no SisFIES: Aqui o candidato terá que acessar o sistema do SisFIES 2019 e fazer um cadastro mais completo, informando dados pessoais detalhados e da situação socioeconômica familiar. 
• Passo 2 – Apresentação dos documentos na CPSA: Assim que terminar o cadastro no SisFIES, o candidato terá que levar a documentação solicitada até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade onde conseguiu o financiamento. Sua documentação será avaliada por uma equipe!
• Passo 3 – Assinatura do contrato de financiamento: Depois de passar pela CPSA, o candidato ganha um prazo, também curto, para seguir até uma agência bancária conveniada e cumprir a última etapa de obtenção do financiamento. Será preciso levar a documentação exigida e ainda apresentar um fiador (o banco pode oferecer alternativas, dependendo do caso). Depois de terminada essa etapa, o candidato garante o financiamento estudantil.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Lista de Espera FIES 2019: Calendário, Inscrições, Prazos