Não Paguei o FIES, e agora? Inadimplência, Dívida Perdoada e Renegociação

Muitas pessoas se perguntam: “Não paguei o Fies, e agora?”. Essa é uma dúvida bastante comum entre os estudantes que possuem seus estudos financiados com o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. Se você também se encontra nesta situação do “Não paguei o Fies, e agora?”, saiba que neste post explicaremos como renegociar a sua dívida com este programa.

Não Paguei o FIES, e agora?

Não Paguei o FIES, e agora?

Entenda mais sobre o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES 2019, é um programa criado pelo governo Federal com o intuito de ajudar aos jovens e adultos que desejam ingressar no ensino superior mais que não tem condições financeiras de arcarem com os custos das mensalidades de uma instituição privada.

✓ Veja como realizar a renegociação Fies 2019!

Com ele, o estudante não precisa pagar as mensalidades durante o curso. O início do pagamento só acontece após 18 meses da conclusão do curso, com juros de 6.50% ao ano.


Não Paguei o FIES, e agora?

Assim como já mencionamos logo no início deste post, muitas pessoas estão se perguntando: Não paguei o Fies, e agora?!

Sabemos que com a crise econômica e a dificuldade de encontrar emprego, muitos brasileiros já não estão mais conseguindo pagar a dívida do Fies.

Caso você se enquadre entre essas pessoas que não estão conseguindo pagar as parcelas deste financiamento, saiba que o programa não poderá tomar seu diploma.

O que acontece se não pagar o FIES, é a inclusão do nome na lista de inadimplentes do Serasa, pois haverá pendências com a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

Caso o cidadão perceba que não pode manter o pagamento das mensalidades em dia, ele deve procurar a Caixa ou BB para pedir a renegociação da dívida do FIES. O acordo com o banco aumenta o prazo de pagamento da dívida, tornando assim o valor das parcelas mais acessível.


Como negociar a dívida com o FIES?

Antes de solicitar a renegociação do novo FIES, é de suma importância que você estudante verifique o quanto pode pagar por mês, e em seguida seguir com este procedimento para debitar as suas dívidas junto ao credor.

✓ Conheça os casos de suspensão FIES 2019!

Para solicitar a renegociação, é necessário que os inadimplentes se enquadrem nas condições do Fies. Sendo as principais:

  • Ter assinado contrato até janeiro de 2010;
  • Estar na fase I ou II de amortização;
  • Sua prestação esta acima de R$100,00.

O novo prazo para o pagamento da dívida poderá ser ampliado em até três vezes o período de utilização do financiamento, acrescido de mais 12 meses.

✓ Saiba como regularizar a sua inscrição FIES 2019!

O pedido de renegociação é feito primeiramente pela internet, através do site SisFies. Após a solicitação, o estudante deverá se dirigir até a agência mais próxima da Caixa Econômica para realizar o pedido de prolongamento do prazo, e assim, assinar o Termo Aditivo.


Documentos necessários FIES

Ao se dirigir até uma das agências Caixa, será necessário ter em mãos os seguintes documentos FIES:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda do fiador;
  • Documento de Regularidade para Alongamento de Amortização;
  • Declaração de inexistência de ação judicial.

Com esses documentos em mãos, dirija-se o quanto antes a uma agência da Caixa, para que assim você possa ficar livre de suas dívidas com o Governo Federal.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.67
Total de Votos: 3

Não Paguei o FIES, e agora? Inadimplência, Dívida Perdoada e Renegociação