Nota de Corte FIES 2019: Cursos mais concorridos, VEJA AQUI!

Procurando por informações sobre a nota de corte FIES 2019? Então saiba que está no lugar certo, pois aqui reunimos todas as informações sobre. Explicaremos de forma detalhada como funciona a nota de corte FIES 2019. Continue conosco para conferir! 

Nota de Corte FIES 2019

Nota de corte FIES 2019

O que é a nota de corte FIES 2019?

Assim como já sabemos, o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES utiliza a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de seleção de aprovados. Ou seja, para concorrer as vagas disponíveis, é necessário que o candidato tenha participado da última edição do ENEM. 

✓ Confira ainda quem pode se inscrever na lista de espera FIES 2019!

O programa utiliza a nota de corte FIES 2019 para selecionar aqueles que irão ser selecionados às vagas. 

O Fies calcula diariamente a nota de corte durante o período de inscrição FIES. Vale ressaltar que a nota de corte Fies é calculada de acordo com o número de vagas disponibilizadas e a nota dos candidatos não graduados inscrito. 

Atualmente, existem dois tipos de notas de corte. São elas:

  • Nota de corte final;
  • Nota de corte parcial. 

Abaixo, entenda cada uma delas!


Como funciona a nota de corte final?

É de suma importância que você candidato ao Fies, esteja ciente de como funciona a nota de corte FIES 2019. 

A nota de corte final, é aquela estabelecida após o encerramento do período de inscrições do programa. Cada curso terá a sua própria nota de corte final. Ela é calculada de acordo com três critérios:

  • Número de vagas disponíveis para determinada combinação de curso, faculdade, turno e campus;
  • Número de candidatos inscritos para essas vagas;
  • Notas do Enem dos candidatos que concorrem a essas vagas.

Essa nota de cote final, será sempre igual ou superior a 450 pontos. Afinal, essa é a pontuação mínima no ENEM que o FIES exige para entrar no processo seletivo. 

Ela equivale à nota que o último candidato classificado obteve no ENEM. Exemplo: se o curso noturno de Administração de determinada faculdade abriu dez vagas e se o décimo colocado a conseguir a vaga apresentou pontuação de 500 no ENEM, essa é a nota de corte.


Entenda como funciona a nota de corte parcial!

Diferentemente da nota de corte FIES 2019 final, a parcial é divulgada em tempo real no site do programa durante o período de inscrição. Ela é variável – muda de acordo com o número de inscritos e suas respectivas pontuações no Enem.

Entenda melhor: Ao consultar as notas de corte parciais, você poderá compará-las com seu desempenho no Enem e avaliar se tem mais ou menos chance de entrar naquela vaga.

Se a nota de corte for menor do que a sua pontuação no Enem até o final do período de inscrições, significa que você tem grande possibilidade de conseguir a vaga. Se a nota for maior do que sua pontuação, significa que você provavelmente vai ficar fora da disputa.


Nota de corte FIES 2019 por curso 

O programa não divulga com antecedência a nota de corte FIES 2019. Porém, é possível tem uma base através de dados e informações das edições anteriores. 

De modo geral, sabemos que os cursos que obtém notas mais elevadas são:

  • Medicina;
  • Direito;
  • Administração;
  • Fisioterapia;
  • Enfermagem;
  • Odontologia;
  • E muitas engenharias. 

A vantagem nesses casos costuma ser o bom número de vagas oferecidas, o que faz com que as notas de corte não disparem tanto.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Nota de Corte FIES 2019: Cursos mais concorridos, VEJA AQUI!