Perdi o FIES Como Recuperar? O que fazer? Regras

Perdeu o FIES e não sabe como recupera-lo? Então continue lendo este post, pois aqui reunimos todas as informações sobre, inclusive, iremos lhe deixar informado sobre como proceder para ter seu financiamento de volta. Continue nos acompanhando para ter acesso à todas as informações sobre! 

Como Recuperar o FIES?

Entenda mais sobre o FIES!

Criado em 1999 pelo Governo Federal, o Fundo de Financiamento Estudantil que é mais conhecido como Fies vem dando oportunidade aos jovens e adultos de ingressarem no ensino superior privado. 

O programa tem como seu principal objetivo custear o ensino superior dos estudantes sem condições financeiras para pagar seu curso em uma instituição privada.

Este programa possui uma taxa de juros anual por ano estudado, o valor dessa porcentagem é de 6,5% ao ano e tal taxa é igual para todos os cursos

A cada três meses o estudante precisa pagar uma taxa de R$ 150,00.


Casos em que se pode perder o FIES 

O financiamento do curso universitário através de modalidades como o FIES 2019 pode ser uma boa alternativa para os estudantes que desejam ter um curso superior pagando de maneira mais confortável. Porém, é de suma importância que estes estudantes estejam cientes que não é de qualquer formar que o Governo continua mantendo este financiamento até o final do curso.

Existem alguns casos em que os estudantes que possuem seus cursos financiados com o FIES chegaram a perder o financiamento por romper com algumas regras do FIES.

São vários os motivos para o encerramento do FIES dentre eles os mais frequentes são:

  • O não aproveitamento acadêmico de no mínimo 75% das disciplinas cursadas;
    Não obtenção de aproveitamento acadêmico em pelo menos 75% das
    disciplinas cursadas a cada semestre. A CPSA poderá excepcionalizar até 2 (dois) semestres com baixo rendimento (mediante análise da
    justificativa do aluno). O aluno que tiver o 3º baixo rendimento perderá o seu benefício, tendo que arcar com as mensalidades.
  • Ausência de aditamento;
    Não aditar o financiamento a cada semestre, dentro do prazo do MEC. Ou, dar início ao aditamento e não finalizar.
  • Inidoneidade ou falsidade de informação prestada pelo estudante ou seu fiador.

Como recuperar o FIES?

Muitas pessoas que chegam a perder o seu financiamento com este programa ficam na dúvida se ainda podem proceder e recupera-lo. Porém, infelizmente uma vez perdido, já era, não há mais como recuperar o financiamento. 

Agora, basta apenas esperar a abertura das inscrições do ano que vem para que assim você possa se candidatar mais uma vez, e assim tentar conseguir sua vaga pela segunda vez. 


Cancelamento FIES 

Há casos em que o estudante decide por cancelar o FIES, e esse é um direito de todos os alunos que estão com o financiamento em aberto e não tem mais interesse no mesmo ou que, por algum outro motivos não poderá continuar a utilizar o mesmo.

Abaixo, saiba como proceder a este cancelamento:

  • Acesse o site → Clicando aqui;
  • Informe seus dados de acesso: CPF e senha para logar;


  • Nas opções disponíveis na página de acesso, você encontra a opção “Encerramento”;
  • Acesse “Aditamentos”, depois clique no semestre disponível em “Referência”;
  • Nesta página, verifique todas as condições de encerramento e faça a conclusão do processo de cancelamento.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Perdi o FIES Como Recuperar? O que fazer? Regras
    1. Rodrigo Evans

    Adicione Seu Comentário