Taxa de Juros FIES 2019: Qual a taxa de juros FIES? Boletos

Procurando por informações sobre a taxa de juros FIES 2019? Então saiba que está no lugar certo, pois aqui reunimos todos os detalhes sobre este programa de financiamento estudantil. Abaixo, saiba mais sobre a taxa de juros FIES 2019!

Taxa de Juros FIES 2019

Taxa de juros FIES 2019

O que é o FIES?

O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil que tem como seu principal objetivo financiar os estudos dos jovens e adultos que desejam iniciar um curso superior em uma instituição do ensino superior privada, mas que não tem condições de arcarem com os custos das mensalidades.

O programa financia as mensalidades, onde os estudantes só começaram a pagar quando terminarem os estudos. Porém, a cada 3 meses é paga uma taxa de R$150,00, servindo assim como a renovação do contrato.

✓ Veja como obter o boleto FIES 2019!

Além disso, ao final do contrato o estudante paga uma taxa de juros FIES 2019 estipulada pelo próprio Governo Federal. 

Abaixo, saiba mais sobre! 


Taxa de Juros FIES 2019 

O novo FIES 2019 cobra uma taxa de juros FIES. Anualmente, é cobrado uma taxa de 6,5%. Essa taxa é uma das mais baixas do mercado. Outros produtos financeiros, como cartões de crédito por exemplo, cobram juros de quase 300% ao ano.

Apesar de ser uma taxa considerada baixa, o estudante que pede o FIES precisa estar ciente de que vai pagar de volta um valor maior do que pediu emprestado para financiar a faculdade.

Em 2018, o Governo Federal aplicou algumas mudanças em relação a este programa e adotou uma modalidade de “juro zero”. Com as novas regras do FIES 2019, as vagas para esta modalidade são pouquíssimas, sendo destinadas para pessoas que tem renda familiar mais baixa.

Nesse caso, é importante lembrar que a dívida do financiamento, mesmo que não tenha juros, levará em conta a inflação do período. Mas não se preocupe. Nesta mesma mudança, a parcela do FIES não poderá ultrapassar 10% da renda do estudante. Os detalhes sobre essa nova modalidade você encontra no edital do processo seletivo do qual vai participar.


Saiba como calcular a taxa de juros FIES 2019!

Calcular a taxa de juros FIES 2019 é muito simples. Esse procedimento é feito de forma única pela internet, através do site oficial do SisFies 2019. Esse é o melhor jeito de saber quanto você vai precisar pagar de volta para o FIES. 

Na simulação, o estudante deverá levar em conta os seguintes quesitos:

  • O simulador possui caráter meramente ilustrativo e tem por objetivo disponibilizar informações aproximadas sobre a sua dívida futura, bem como sobre o montante de recursos a serem despendidos mensalmente para quitá-la;
  • A simulação aqui realizada considera o dia de hoje como data de assinatura do contrato;
  • Os valores das prestações são calculados considerando os dados que você informar ao sistema.

Siga as instruções abaixo, e realize a simulação da taxa de juros FIES 2019:

  • Acesse o site → Clicando aqui;
  • Preencha os campos em aberto com todos os dados solicitados;

  • Feito isso, você terá acesso às informações necessárias.

Atenção! Esses boletos são referentes aos juros do financiamento, mas possuem um teto de pagamento: o estudante só paga uma parcela a cada três meses e o valor não pode ultrapassar uma quantia determinada.

Por isso, mesmo que os juros do FIES ultrapassem esse valor, o estudante paga apenas uma parte. O restante do valor referente aos juros entra na fase de quitação da dívida.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Taxa de Juros FIES 2019: Qual a taxa de juros FIES? Boletos