Transferência FIES 2019: Como Fazer Transferência de Curso ou Faculdade?

Ainda não sabe como funciona o process de transferência FIES 2019? Então saiba que aqui neste post você ficará por dentro de todas as informações referentes a este tão importante procedimento. Abaixo, saiba tudo sobre a transferência FIES 2019!

Transferência FIES 2019

Transferência FIES 2019

O Fundo de Financiamento Estudantil mais conhecido como FIES, dá a oportunidades dos jovens e adultos financiarem seus estudos em um curso superior de instituição privada, só começando a paga-lo ao termino do curso.

✓ Veja ainda informações atualizadas sobre:

Porém, ao decorrer de todo o período, pode acontecer do estudante querer mudar de instituição ou até mesmo de curso. É ai que a transferência FIES 2019 acontece. 

Abaixo, saiba como funciona este procedimento para que você possa realiza-lo de forma simples e sem nenhum problema. 

Transferência FIES 2019

Muitas pessoas tem dúvidas se podem transferir seu curso de instituição ou se podem mudar de curso tendo seus estudos financiados com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). E sim, isso é possível! 

 FIES 2019 sem ENEM é possível? Veja AQUI!

O estudante poderá transferir de curso uma única vez na mesma instituição de ensino, desde que o período transcorrido entre o mês de início da utilização do financiamento e o mês de desligamento do estudante do curso de origem não seja superior a 18 (dezoito) meses.

No caso dos bolsistas parciais do ProUni poderão transferir–se de curso mais de uma vez, mesmo após transcorridos os 18 (dezoito) meses.

A transferência integral de curso poderá ser solicitada pelo estudante a partir do primeiro dia do último mês do semestre cursado ou suspenso na instituição de ensino de origem até o último dia do primeiro trimestre do semestre de referência da transferência.


Como funciona o processo de transferência FIES 2019?

Agora que você já sabe de todas as informações referentes ao process de transferência FIES 2019, chegou o momento de conferir como realizar este tão importante procedimento. 

Lembrando que, a transferência de curso ou instituição é feita pela internet através do  site oficial do SisFIES. No entanto, para ambos os casos será necessário se dirigir até a instituição em que o estudante está vinculado. 

A seguir, confira o passo a passo para realizar o processo de transferência FIES 2019:

  • Comece acessando o site SisFies e faça seu login➟ Clicando aqui;
  • Nesta página, clique na opção “Adiantamento FIES”. Em seguida, em “Aditamentos Disponíveis” e depois “Transferência Integral”;

  • Será aberta uma nova janela, na qual o estudante terá que selecionar o semestre no qual esta cursando e também preencher todos os dados solicitados; 
  • Se deseja mudar de curso, basta apenas copiar as informações da universidade em que você já estuda e informar o novo curso.
  • Feito isso, preencha a data de desligamento, ou seja, a data em que você vai sair do curso de origem;
  • Preencha corretamente o “número de semestres a cursar”. Se você, por exemplo, já cursou 2 semestres no curso de origem e quer mudar para um curso com duração total de 8 semestres, o número de semestres a cursar será 6 (8-2).
  • Salve todas as informações, e envie a solicitação de transferência. Imprima o comprovante do seu pedido de transferência;
  • Feito isso, basta apenas aguardar a avaliação da CPSA (Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento).

Viu como é fácil realizar a transferência FIES 2019?! Agora que você já realizou todo o passo a passo, basta apenas aguardar a avaliação da CPSA, se aprovado, siga as instruções do programa. 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.75
Total de Votos: 4

Transferência FIES 2019: Como Fazer Transferência de Curso ou Faculdade?